Prêmios  


2009-03-29
Source: O Globo on line

Reconhecimento de luta: Márcia Jacintho recebe Prêmio Faz Diferença aplaudida de pé

Prêmio Faz Diferença é recebido por Márcia Jacintho em reconhecimento à sua luta por justiça.
Confira a nota lançada pelo Jornal O Globo, após premiação.

Márcia Prêmio


Source: Foto de André Coelho (O Globo)

A vencedora na categoria Rio do Prêmio Faz Diferença, Márcia de Oliveira Jacinto, foi aplaudida de pé ao dizer em seu discurso que o Estado do Rio criminaliza a pobreza. Márcia investigou por conta própria e conseguiu provar que policiais militares mataram seu filho, em 2002.

- Todas as mães e todos os nossos filhos. Esse troféu é nosso, dos pais que perderam seus filhos para o Estado do Rio – disse ela, que chegou a estudar direito para provar a inocência de Hanry Silva Gomes de Siqueira, executado aos 16 anos.

No discurso, Márcia agradeceu à família, aos amigos, ao Ministério Público, ao deputado Marcelo Freixo (PSOL), ao jornal O GLOBO e ao apoio da imprensa que, segundo ela, também ouviu o outro lado da história.

- A investigação que não quiseram fazer, eu fiz – disse Márcia, que recebeu o prêmio do editor de Rio, Paulo Motta, e do editor do Jornal de Bairros, Mario Toledo.

Recebem esta noite o Faz Diferença as 15 pessoas ou instituições que mais se destacaram em suas respectivas áreas. Elas foram escolhidas por um júri formado por jornalistas do GLOBO, vencedores do ano anterior e pela soma do voto popular através do GLOBO na internet, a partir de listas tríplices feitas pela equipe de cada uma das editorias.

print