Prêmios  


2009-03-02

Prêmio Direitos Humanos 2008 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República

O Prêmio Direitos Humanos é uma honraria concedida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade.

Foi criado por decreto presidencial de 8 de setembro de 1995 e, desde então, todos os anos, diversas pessoas e instituições que atuam na causa dos direitos humanos tiveram seus esforços reconhecidos e homenageados.

Na edição de 2008 o Prêmio apresenta um enfoque especial, por ser realizado no contexto das comemoraçõeso dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Rede foi premiada na categoria “enfrentamento à Violência” (Pessoa Jurídica).

“É importante a Rede ganhar o prêmio porque é um reconhecimento do trabalho na categoria de enfrentamento à violência. Foi a primeira vez que o Governo reconheceu o trabalho. É importante destacar que apesar de acharmos importante a premiação, sabemos que reconhecer o trabalho de um movimento social contra a volência policial em favelas – como este que a Rede realiza – não significa exatamente se responsabilizar e se comprometer com a efetivação de políticas públicas de segurança diferentes das que vem sendo implementadas até agora.” Depoimento de Patrícia Oliveira, que foi à Brasília receber o prêmio em nome da Rede.

print