Casos  


2008-01-17

Casos de vítimas fatais devido a agentes do Estado no Rio de Janeiro

Mantemos aqui (atualizados na medida do possível), relatos de casos acompanhados pela Rede, ou que tiveram grande repercussão pública (mesmo não tendo acompanhamento direto da Rede). Os relatos estão divididos por ano, para vê-los clique nos anos à esquerda.

Quando os relatos não são fruto de acompanhamento pela Rede, a fonte é indicada. Nosso objetivo não é um levantamento de todos os casos de violência policial no Rio, inclusive porque não temos estrutura para isso. Também nos limitamos a casos com vítimas fatais. Portanto, os relatos aqui publicados representam uma ínfima parte da enorme quantidade de casos de abusos, torturas, violações e mortes, devido à atuação da polícia e outros órgãos estatais (estando em serviço ou não), principalmente nas comunidades pobres do Rio de Janeiro.

No entanto, pensamos que eles são bastante representativos do grau de desrespeito e opressão em que vivem estas comunidades, e isso vale praticamente para todas as grandes cidades do Brasil.

Se você quer colaborar com a construção, manutenção e atualização desses relatos, entre em contato com a Comissão de Comunicação ou com a Comissão Jurídica da Rede.

print