Casos » 2009  


2009-05-24

Maxwill de Souza dos Santos - Brás de Pina

Policiais militares do 16º Batalhão (Olaria) assassinaram, na noite de 24 de maio (domingo), o jovem Maxwill de Souza dos Santos, na comunidade Cinco Bocas, em Brás de Pina. Maxwill, que era ajudante de caminhão numa transportadora, encontrava-se numa festa na casa de um amigo, junto com sua mãe e irmã, durante todo o dia. Por volta das dez horas da noite, saiu com outro amigo para abastecer a moto. O jovem seguiu na garupa desta. Após saírem do posto, retornavam pela rua principal da localidade, quando um carro (Blazer) da polícia militar começou a atirar na direção dos jovens em questão. Tentando escapar dos tiros, Maxwill e seu amigo entraram numa ruela próxima. Ao entrar nesta rua, Maxwill levou um tiro mortal pelas costas. A bala atravessou o corpo do rapaz, atingindo principalmente o coração. Os policiais alegaram que foram à comunidade averiguar uma denúncia de baile funk e que ao chegar lá teriam sido recebidos a tiros por traficantes locais. Na delegacia, registraram a morte como sendo auto-de-resistência, além de entregarem uma arma e 103 papelotes de cocaína supostamente encontrados junto ao corpo do jovem.

more

2009-04-29
Source: Comissão de Direitos Humanos da OAB

Yasmin Kely Barbosa da Silva e Julia Andrade de Carvalho - Vila Aliança

Nos últimos dois meses, duas meninas, Yasmin Kely Barbosa da Silva, de três anos, e Julia Andrade de Carvalho, de oito, foram mortas durante operações policiais na Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Em 20 de março, Julia foi baleada na barriga, enquanto brincava. Levada ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, não resistiu ao ferimento e faleceu.

Na manhã de 29 de abril, Yasmim Kely brincava com a avó quando levou um tiro de fuzil nas costas. Chegou morta ao Hospital Albert Schweitzer, para onde foi levada por policiais. A mãe de Yasmim, Roberta Kelly Barbosa da Silva, de 26 anos, grávida de seis meses na ocasião, precisou ser dopada.

more

2009-04-14
Source: Gizele Martins, Renata Souza, Douglas Batista

Felipe dos Santos - Maré

Por volta das 11h do dia 14/04, Felipe dos Santos Correia de Lima, de 17 anos, morador da Baixa do Sapateiro, Complexo da Maré, foi executado com um tiro na cabeça dado pela Polícia Civil, na Rua 17 de Fevereiro, rua em que morava. Segundo testemunhas, eram cinco policiais que chegaram na mais famosa blazer branca, carro já temido por todos da área. Este carro percorre já há algum tempo, as ruas da favela.

more

2009-04-02

Josenildo dos Santos - Morro da Coroa

A política do extermínio do Estado do Rio de Janeiro produziu mais uma vítima. Por volta das 17hs do dia 02/04/2009, Josenilson dos Santos, morador do Morroda Coroa, situado no bairro de Santa Tereza, Centro do Rio de Janeiro, foi morto por policiais do 1° Batalhão de Polícia Militar quando ia comprar cigarros.

more

2009-03-26

José Carlos Barbosa - Providência

No dia 26 de março de 2009, José Carlos Barbosa, de 22 anos, foi assassinado por policiais militares do GPAE no Morro da Providência. Segundo relatos de testemunhas, cinco policiais, na patrulha 520577, subiram a favela atirando.

A mãe dele, Maria de Fátima – uma das mães de um dos meninos mortos por traficantes do Morro da Mineira após serem entregues à quadrilha por militares do Exército no ano passado – também foi espancada quando tentou se aproximar do local do crime. Há outra testemunha, que foi agredida a ponto de ter ficado com várias manchas no corpo, mas não quer testemunhar formalmente porque já foi ameaçada pelos policiais envolvidos. Além dela, outras testemunhas e familiares sofreram ameaças.

more

2009-03-17

Aloísio da Costa - Mineira

Uma operação do 1º Batalhão da Polícia Militar, ocorrida no dia 17/03, no morro da Mineira, deixaria o saldo perverso de duas mortes. Uma delas foi a do senhor Aloísio da Costa. Segundo relato de sua esposa (Penha) tudo teria começado pela parte da manhã, no momento em que crianças costumam ir para a escola e o restante dos moradores para o trabalho.

more

2009-03-05

Vinicius Moreira Ribeiro - carceragem da Polinter em São Gonçalo

No dia 14/02/2009, Vinicius Moreira Ribeiro, ex-soldado do Exército (deixara o serviço militar 20 dias antes) de 20 anos, foi preso em flagrante, junto com um rapaz menor de idade, por tentativa de assalto a um taxista no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio. Os dois não portavam armas, apenas um pedaço de mármore que usaram para ameaçar o taxista e tirar-lhe 103 reais e um celular.

Vinicius, que não tinha antecedentes criminais, foi no mesmo dia da prisão, registrada na 26a DP (Todos os Santos), transferido para a carceragem da Polinter (Polícia interestadual) em Neves, no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, segundo consta na Guia de Recolhimento de Presos 16/2009. Ele ficou numa cela junto com outros setenta presos.

As carceragens da Polinter no Rio são tristemente famosas por sua superlotação, corrupção, condições desumanas e violências cometidas contra os presos, além de serem ilegais, pois a lei prevê que presos esperando julgamento devem ficar em casas de custódia, e não em delegacias.

more