Casos » 2007  


2009-06-03

“Caso Barbeiro” – São Gonçalo

No dia 17 de março de 2007, o jovem Douglas Cabral Fidélis, de 21 anos, foi brutalmente assassinado, dentro da própria casa, no bairro Luiz Caçador, em São Gonçalo.

more

2007-08-18

Elisângela Ramos da Silva, Lincoln da Silva Rezende e Fábio Souza Lima - Jacarezinho

No último dia 15/08, policiais do 3o BPM (Méier) realizaram mais uma matança numa favela do Rio. Por volta das 12:30h, quatro policiais, que haviam desembarcado do caveirão que entrara pouco antes na favela, saíram de um beco, transversal à rua Beira-Rio (que margeia o rio Jacaré), já atirando.

A rua, como sempre a esta hora, estava cheia de pessoas, inclusive muitas crianças. É impossível que os policiais não soubessem disso, pois são conhecidos por estarem frequentemente em operações no Jacarezinho.

Lincoln da Silva Rezende (18 anos) e Fábio Souza Lima (19 anos) estavam sentados na calçada bem ao lado do beco de onde saíram os policiais. Lincoln se preparava para beber água de coco que acabara de pedir a uma criança para comprar numa barraca próxima (deixou o troco com o menino). Ele gostava muito de crianças, e há pouco pedira a Bia, moradora que estava conversando com os dois rapazes, para comprar coca-cola e guaravita para crianças que brincavam na rua. Bia já havia se afastado um pouco quando ouviu os tiros, voltou-se e viu os policiais atirando na direção da rua que vai dar na estação do trem. Lincoln e Fábio já estavam baleados e caídos no chão.

Mais um pouco à frente, diante da padaria próxima, a manicure Elisângela Ramos da Silva (28 anos) estava levando um de seus quatro filhos, Tiago Ramos Loubak (4 anos), para a casa da mãe, Santina Ramos da Silva, quando foi atingida na cabeça por um tiro disparado pelos PMs. Ao contrário da versão da polícia divulgada pela imprensa, não havia tiroteio nem fogo cruzado quando Elisângela foi atingida. Foram apenas os policiais que saíram atirando do beco e acertaram as vítimas em poucos segundos.

Tiago também foi atingido na cabeça, provavelmente pelo mesmo projétil que matou a mãe. Mesmo sangrando, ficou debruçado sobre a mãe gritando: “levanta, mamãe, levanta!”. Moradores em pânico correram para socorrer Elisângela e o pequeno, mas os policiais não deixaram, xingando e gritando com todos, e ofendendo as mulheres. Os PMs, mesmo vendo a situação da mãe e da criança, continuaram a atirar e mandaram as pessoas “ralarem”.

more

2007-07-11
Source: Rede Nacional de Jornalistas Populares

Leandro Silva Davi - Jacarezinho

Leandro Silva Davi, de 16 anos, foi assassinado na manhã desta quarta-feira, dia 11, quando preparava o café da manhã dentro da cozinha da sua casa. A bala que o matou atravessou a janela da residência que dá para a Praça da Concórdia de onde partiam os tiros da operação policial. O jovem treinava futebol no São Cristóvão e era estudante. O tiro atingiu a região do coração.

more

2007-06-06

Juliano Rodrigues de Lima - Jacarezinho

No dia 06/06/2007 uma grande operação, reunindo cerca de 30 PMs do 3º BPM e policiais civis encapuzados, começou por volta das 6:30h na favela do Jacarezinho. Os policiais foram transportados para dentro da comunidade em blindados (caveirões), e a maioria ficou ao longo da Rua Amaro Rangel. Segundo testemunhas que não quiseram identificar-se, vários policiais afirmaram que haviam vindo pegar o “arrego” (propina), e, como não conseguiram, iam fazer “alguma coisa”. De fato, por volta das 10h começaram a abordar e prender jovens e levá-los para duas casas, uma na Rua Santos Dumont e outra na Rua Piraúba, em meio a tiros que assustavam os moradores.

more

2007-04-17

Rodrigo de Araújo da Silva- Comunidade do Muquiço

No 17/04 pela manhã duas viaturas do 9° BPM, conduzindo cerca de
10 policiais, entraram na comunidade do Muquiço (Deodoro). Quando
estavam na rua do Encanamento, por volta das 13h, os PMs abordaram e
renderam o jovem Rodrigo Araújo da Silva, de 17 anos. Obrigaram-no a
deitar e o espancaram, colocaram pedras sobre suas pernas e uma pedra
grande sobre sua cabeça. Logo depois o executaram a tiros.

more

2007-03-05

Alana Ezequiel - Morro dos Macacos

No dia 05/03/2007) pela manhã, por volta das 6:30h, horário em que crianças e trabalhadores estão saindo de casa para ir ao trabalho ou à escola, o 6º BPM iniciou uma grande operação no Morro dos Macacos (Vila Isabel), inclusive com a utilização do blindado Caveirão.

Alana Ezequiel, de 11 anos, estava voltando da creche onde fora deixar sua irmã menor, quando foi atingida, na subida da localidade conhecida como Terreirinho. Morreu instantaneamente e seu corpo foi levado ao Hospital do Andaraí.

more