Casos » 2006  


2006-11-28

Leandro Neves e Danielle Gonçalves – Quintino

No dia 28 de novembro de 2006, por volta das 14hrs da tarde Danielle Gonçalves saiu da creche onde trabalhava no bairro do Lins de Vasconcelos, após um telefonema de seu marido Leandro Neves que se encontrava ferido por policiais em Quintino. A vítima foi de moto taxi até Quintino, e a partir de então Danielle Lima Gonçalves Fontes e Leandro de Freitas Paiva Neves se encontram desaparecidos.

more

2006-11-18

Fabiano de Melo - Andaraí

Fabiano de Melo, 19 anos, entregador de uma farmácia na Rua Barão de Mesquita (Tijuca), voltava por volta das 4 horas da manhã do dia 18/11/2007, com um amigo, de um show no Terreirão do Samba (Praça Onze). Na entrada da favela, foram surpreendidos quando alguns policiais, que estavam “de tocaia”, apareceram e começaram a atirar. Segundo várias testemunhas (bem perto há um bar onde estavam várias pessoas), Fabiano ainda gritou tentando dizer aos policiais que era trabalhador, mas foi atingido fatalmente.

more

2006-11-03

Bruno Ribeiro de Macedo - Jacarezinho

No dia 03/11/2006, o esposo de Dª Célia Ribeiro de Macedo, João Rodrigues de Macedo, 77 anos, começou a passar muito mal em sua casa, na Rua João Alberto no Jacarezinho, por volta das 13:30h. Célia, suas filhas Carla e Celina e seu filho Bruno Ribeiro de Macedo, passaram a socorrer o pai, levando-o para o andar de baixo do edifício e colocando-o na cadeira de rodas. Bruno pegou a sua moto (em nome de sua mãe, que usava no trabalho de entregar pizzas) para buscar um táxi fora da favela para levar o pai ao hospital Já na rua encontrou seu amigo, David Dias das Chagas, e pediu para ajudar-lhe.

more

2006-10-01
Source: Fabio (Observatório das Favelas)

Renan da Costa Ribeiro - Nova Holanda

O dia da eleição na Maré (01/10/2006) não poderia ter sido pior. Como se não bastasse a farra eleitoral dos representantes da podridão, tivemos que enfrentar a estupidez, a truculência e a covardia da Policia Militar. Na principal rua da Nova Holanda, onde transitavam centenas de pessoas, dentre votantes, cabos eleitorais e crianças, a triste rotina comum à todas as favelas se repetiu: um viatura da policia virou a esquina, desconfiou de dois adolescentes em uma moto (ambos desarmados), atirou inconsequentemente e acertou Renan, uma criança de 3 anos que passava com a avó no local. O violento projetil de um fuzil não costuma deixar sobreviventes, e assim aconteceu. Renan não resistiu e morreu no hospital.

more

2006-02-11

Renato Jacques de Freitas Filho e Fabrício Rangel Kengen - Rio Sampa (Nova Iguaçu)

No dia 11/02/2006 o bancário e estudante Fabrício Rangel Kengen, 26 anos, e o estudante de direito Renato Jacques de Freitas Filho, 23 anos, começaram a ser perseguidos por assaltante de carro na Via Dutra, próximo à casa de shows Rio Sampa, em Nova Iguaçu, por volta das 5h.

Assustados, procuraram ajuda no DPO de Andrade Araújo, ali perto. Entretanto, o assaltante já havia se dirigido ao mesmo posto policial, onde se encontrara com parceiros fardados, o cabo PM César e o sargento PM Segundo. Os policiais negaram-se a registrar a ocorrência, espancaram Renato e Fabrício, os expulsaram do DPO, e os executaram a tiros logo depois, a 700 metros do posto.

more

2006-01-04

Áureo Neves Filho- Complexo do Lins

No dia 4 de janeiro de 2006 por volta da 5hrs da tarde, no morro da Cutia, a vitima Áureo Neves Filho, de 16 anos, que trabalhava com o pai numa criação de suínos, foi assassinado no alto do morro próximo a boca de fumo, e arrastado pelas pernas pelos policiais do 6º BMP por uma escadaria que levava até a Av. Menezes Cortes, e colocado na Viatura e levado ao Hospital do Andaraí, onde seu pai o encontrou já morto com tiro na cabeça, e o crânio esfacelado devido a forma que vitima foi arrastada até a viatura.

more