Casos » 2005  


2005-12-26

Rafael Borges Ferreira e Lindomar Viana da Silva - Acari

No dia 26 de Dezembro de 2005, 16 horas, os jovens Rafael Borges Ferreira, 16 anos, e Lindomar Viana da Silva, 20 anos, voltavam na moto deste último de Irajá, e na entrada da favela de Acari, na Rua do Viaduto, sob o Viaduto de Coelho Neto foram interpelados por dois policiais militares, soldado Flávio Henrique Ferreira da Silva e cabo Flávio Pinheiro que saíram de uma viatura e ordenarem que parassem. Ao parar a moto os dois jovens foram alvejados e mortos pela bala de um só tiro de fuzil, que atravessou a nuca de Rafael, que estava na garupa, e ao mesmo tempo a cabeça de Lindomar. Já caídos e mortos os jovens tiveram seus pertences revistados por um dos policiais que procurava armas, drogas, mas nada encontrou.

more

2005-09-30

Pedro Bento Pessoa - Caju

No dia 30 de setembro de 2005, uma incursão da Polícia Militar na favela do Caju resultou na morte de Pedro Bento Pessoa. Por volta das cinco horas da tarde, Sr. Pedro estava fazendo compras num bar localizado perto de sua casa, num beco onde as crianças ficam brincando. Ao sair do bar, Sr. Pedro foi atingido por tiros disparados pelos policiais, que logo apareceram a pé no local que a vítima estava caída. Uma testemunha tentou socorrer Sr. Pedro, mas os policiais deram tiros pra cima e impediram o socorro. Em seguida, chamaram uma viatura para levar a vítima para o hospital. Sr. Pedro tinha 75 anos, era aposentado e costumava brincar muito com as crianças que moram no beco e todas elas presenciaram o assassinato. Uma dessas crianças, filho de uma das testemunhas, não quer mais morar na casa da mãe, no Caju.

more

2005-09-15

Eduardo Neves - Complexo do Lins

No dia 15 de setembro de 2005 por volta das 10hrs da manha, os policiais do 3o BPM entraram no Complexo pela Rua Maria Luiza, uma Viatura Seguiu pela Rua Sincora e a outra viatura seguiu pela Rua Engenheiro Eufrásio Borges. Eduardo Magno Neves, de 33 anos , desempregado, se encontrava nesta mesma Rua, quando foi atingido pelos policiais , a vitima já ferida ( com um tiro na perna) tentou se esconder atrás da caixa d’água de uma casa próxima. Então estes mesmos policiais o encontraram através do rastro de sangue e o executaram no local. Após o ocorrido levando o corpo para o Hospital Salgado Filho.

more

2005-08-25

Juliano de Jesus Leôncio - Vidigal

No dia 25 de agosto de 2005, uma operação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), na favela do Vidigal, resultou na morte de Juliano de Jesus Leôncio. Por volta das 18 horas, mais de uma viatura do BOPE chegou no Vidigal e policiais entraram na favela atirando. Os moradores tiveram que subir a favela correndo, largando as bolsas que carregavam pelo caminho, na tentativa de fugirem dos tiros. A rua estava cheia porque, nesse horário, muitas pessoas estão voltando do trabalho e crianças voltando da escola.

more

2005-07-03

Carlos Henrique Ribeiro da Silva – Complexo da Maré (Vila do Pinheiro)

No dia 03 de julho de 2005, uma operação da Polícia Militar, no Complexo da Maré, resultou na morte de Carlos Henrique Ribeiro da Silva. Neste dia, por volta das 23 horas, policiais militares entraram na favela utilizando como meio de transporte o veículo blindado conhecido como “Caveirão”. Sem saírem do veículo, os policiais efetuaram disparos em direção ao parque de diversões local. Naquele momento, o parque e a quadra de esportes local estavam sendo utilizados para a realização de uma Festa Junina: as crianças que dançavam quadrilha correram ao ouvirem os disparos das armas de fogo, assim como as outras crianças que brincavam no parque e os adultos que participavam da festa.

more

2005-06-27

Lucas Batista de França - Rocinha

No dia 27 de junho de 2005, uma operação da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro – PCERJ) na favela da Rocinha resultou na morte de Lucas Batista de França. Por volta das sete horas e trinta minutos, os policiais do CORE entraram na favela sem atirar e se espalharam pelas lajes de algumas casas.

more

2005-03-30

Chacina da Baixada

A chacina ocorreu entre 21h e 22h, no dia 30/03/2005, nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, supostamente por um grupo fortemente armado que ocupava um Gol de cor clara. O massacre estaria ligado à prisão dos policiais militares acusados de jogar uma cabeça dentro do 15º BPM (Duque de Caias), na madrugada de quarta-feira.

more