Casos » 2003  


2003-12-06

Geraldo de Azevedo,Bruno Paulino,Rafael Paulino e Renan Medina - Via Show

Na noite do dia 5 de Dezembro de 2003 os rapazes Geraldo Sant’ Anna de Azevedo Junior (21 anos) ,Bruno Muniz Paulino (20 anos),Rafael Paulino(18 anos) e Renan Medina Paulino (13 anos) forma juntos a um show na casa noturna “Via Show”, localizada na baixada fluminense.Já na madrugada do dia 6 de Dezembro eles foram vistos pela última vez pelo amigo Wallace Lima, que também estava na casa noturna.Este afirmou tê-los visto por volta das 4:40 no estacionamento do local.Os corpos dos rapazes foram encontrados no dia 9 de Dezembro, com marcas de tortura e tiros de fuzil na cabeça.As investigações revelam que os rapazes foram agredidos por policias militares que faziam bico como segurança do local, enquanto ainda estavam no estacionamento do local.Em seguida as vítimas foram conduzidas em três veículos sob ameaças com armas de fogo, para uma fazenda abandonadas conhecidas com “Morambi” ,no município de Duque de Caxias,onde foram brutalmente executados.

more

2003-06-28

Elenice Grassa de Azevedo, Carlos Augusto Almeida de Oliveira, Marlon Ricardo Santos de Brito, Amauri Lúcio de Jesus Barbosa e Fernando Gonçalves - Acari (Chacina do Amarelinho)

Naquele sábado, 28/06/2003, por volta das 13 horas, conduzindo um rapaz algemado que teria indicado o local, policiais militares cercaram e posicionaram-se em torno do sobrado na Rua Jota, defronte à Av. Brasil, onde encontravam-se quatro jovens (Carlos Augusto Almeida de Oliveira, Marlon Ricardo Santos de Brito, Amauri Lúcio de Jesus Barbosa e Fernando Gonçalves) e a dona da casa, Elenice Grassa de Azevedo, que segundo seu próprio marido (agora viúvo) e filhas tinha problemas mentais. Um policial entrou quebrando o telhado no cômodo dos fundos onde se encontravam os rapazes, que ao que tudo indica fugiram sem reagir com tiros para a parte da frente da casa. Eles ou receberam tiros de misericórdia após serem alvejados ou foram obrigados a deitar-se e então executados, como se conclui do que ouviram vizinhos e pessoas que estavam na rua e, principalmente, do fato de encontrarem-se muitas marcas de tiro no chão, precisamente onde haviam poças de sangue. Se houvesse acontecido apenas troca desordenada de tiros, não haveria razão para tantos tiros para o chão.

more

2003-06-09

Desaparecimento forçado de Fábio Eduardo Soares Santos de Souza e nome Rodrigo Abílio - Queimados

Fábio Eduardo Soares Santos de Souza e um amigo de nome Rodrigo Abílio foram vistos pela última vez em 09/06/2003. O desaparecimento dos dois foi registrado pela mãe de Fábio, Izildete Santos da Silva (Registro de Ocorrência nº: 001539/0055/03). O desaparecimento se deu num contexto de abordagem policial. Os jovens foram abordados por quatro policiais que estavam numa viatura Blazer ao voltarem de uma festa junina que se realizava em um bar, no bairro São Roque, em Queimados. Segundo Izildete, os policiais afirmam que apenas “deu dura nos meninos” e os liberaram. O fato é que os corpos dos dois jovens jamais apareceram. Tampouco voltaram os jovens vivos para contar o que se passou.

more

2003-04-16

Carlos Alberto da Silva Ferreira, Carlos Magno de Oliveira Nascimento, Everson Gonçalves Silote, Thiago da Costa Correia da Silva - Chacina do Borel

No final da tarde do dia 16 de abril de 2003, dezesseis policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram uma operação no morro do Borel, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Impedidos de se identificarem, quatro rapazes foram assassinados durante a operação: Carlos Alberto da Silva Ferreira, pintor e pedreiro; Carlos Magno de Oliveira Nascimento, estudante; Everson Gonçalves Silote, taxista e Thiago da Costa Correia da Silva, mecânico.

more