Atividades  


2013-04-22
Source: Diversos movimentos sociais

Plenária de organização do Encontro Popular de Segurança Pública e Direitos Humanos, 24/04, às 18hs, no IFCS

O ano 2013 é um convite à reflexão sobre Segurança Pública: 20 anos das chacinas da Candelária e Vigário Geral, 10 anos de Chacina do Borel, 5 anos de UPP. Em 2009, os movimentos sociais, comunidades e organizações realizaram o I ENPOSP – Encontro Popular Pela Vida e por um outro Modelo de Segurança Pública, um contraponto à CONSEG (Conferência Nacional de Segurança Pública). O objetivo era debater e articular as estratégias de atuação e resistência no campo da Segurança Pública e Direitos Humanos.

Muita coisa mudou nesses últimos 5 anos! A consolidação da atual política de intervenção militar nas favelas cariocas (UPPs, Força Nacional de Segurança, Forças armadas), o recolhimento forçado da população em situação de rua em nome do combate ao crack, a especulação imobiliária em áreas empobrecidas. Apesar de algumas mudanças, nota-se a presença da lógica repressiva da segurança em todos os casos. Além disso, neste momento vivemos violência do Estado e a repressão às formas de resistência justificadas pelos megaeventos e megaempreendimentos.

Convidamos todas e todos para refletir conosco a situação da Segurança Pública no Estado do Rio. A ideia é construir um encontro em julho onde possamos debater temas como violência policial e execuções, política carcerária, racismo, remoções, recolhimento compulsório, criminalização da pobreza e dos movimentos sociais entre outras questões.

Quando será? dia 24/04, próxima quarta-feira, 18h, no IFCS (sala 106).

print